Na noite de 10 de julho de 2016, a seleção portuguesa de futebol fez história ao se tornar campeão da Eurocopa, em uma partida emocionante contra a França. O jogo aconteceu no Stade de France, em Paris, e foi decidido por um gol do atacante Éder, aos 109 minutos da prorrogação.

Foi a primeira vez que Portugal venceu a Eurocopa, mas o caminho até a vitória não foi fácil. A equipe enfrentou grandes desafios ao longo da competição, desde a fase de grupos até a final, mas conseguiu superar todas as adversidades com determinação e garra.

Na fase de grupos, Portugal ficou em terceiro lugar, atrás da Hungria e da Islândia. Foram três empates em três jogos, mas a equipe mostrou que tinha um forte espírito de equipe e nunca desistiu. Nas oitavas de final, Portugal enfrentou a Croácia, que era considerada favorita, mas conseguiu vencer por 1 a 0, com um gol de Quaresma nos minutos finais.

Nas quartas de final, Portugal enfrentou a Polônia, em mais um jogo difícil. O clássico europeu terminou empatado em 1 a 1, e a decisão foi para os pênaltis. A equipe portuguesa mostrou frieza e venceu por 5 a 3, garantindo a vaga na semifinal.

Na semifinal, Portugal enfrentou o País de Gales, que vinha fazendo uma campanha surpreendente na competição. Mas Cristiano Ronaldo e seus companheiros não se intimidaram e venceram por 2 a 0, com dois gols do craque português.

Na final, Portugal enfrentou a França, que jogava em casa e era a grande favorita. Mas um lance infeliz acabou tirando Cristiano Ronaldo da partida, aos 25 minutos do primeiro tempo. Mesmo assim, a equipe portuguesa não se abateu e se superou em campo, com uma atuação memorável de jogadores como Pepe, Renato Sanches e Éder.

O gol de Éder, aos 109 minutos da prorrogação, deu a Portugal a vitória mais importante de sua história no futebol. A festa tomou conta das ruas de Lisboa e de outras cidades do país, com milhares de pessoas celebrando nas ruas.

A vitória da seleção portuguesa na Eurocopa 2016 foi um grande feito para o futebol do país, que nunca havia conquistado um título expressivo. Mas o sucesso da equipe não foi por acaso. O técnico Fernando Santos soube montar um time forte e unido, repleto de jogadores talentosos e determinados a vencer. E, claro, contou com a liderança incontestável de Cristiano Ronaldo, que escreveu mais um capítulo brilhante em sua carreira.

A seleção portuguesa provou que, com trabalho duro, comprometimento e muita vontade de vencer, é possível superar as maiores dificuldades. Afinal, como disse o próprio Cristiano Ronaldo após a final da Eurocopa: Ei, pessoal! Eu tenho que acreditar. 100% de sorte não existe, 99% de trabalho e 1% de sorte. E esse 1% foi essencial. Obrigado a todos os portugueses que torceram por nós e que acreditaram em nós.